Olá pessoal!!
Estarei apresentando a seguir o
desenvolvimento da minha proposta para o Complexo Multifuncional – Vila
Madalena, SP.
CONCEITO
O projeto propõe a racionalização
da construção para promover no espaço com potencial de crescimento a integração
das áreas e setores, a fim de proporcionar menos deslocamentos diários ao
aproximar trabalho, moradia e transporte como meios de transformação urbana.
O agente principal do projeto é o >PEDESTRE< e a qualidade do meio que ele habita, proporcionando mais áreas verdes,
diversidade de serviços e comércios.
Com base no Plano Diretor de São Paulo, o projeto conta com a fachada ativa,
fruição pública, passeios com 3 e 5 m, a fim de favorecer o pedestre.
Além de conforto sustentável,
aplicado no sistema construtivo do projeto e elementos que contribuem para sua
manutenção e menos agressão ao meio.
PARTIDO ARQUITETÔNICO
Com base nas análises realizadas
do entorno, a proposta visa atender a maior necessidade encontrada que é falta
de serviços e comércios, além das áreas verdes e de convivência. Por concluir
que o entorno é mais marcante de residências, neste projeto partiu-se de
atender a grande demanda das pessoas que ali habitam e transitam, aliando as
propostas do plano diretor vigente.
Com o coeficiente de
aproveitamento 4 para as áreas de Estruturação e Transformação Urbana (entorno
de meios de transporte de média e alta capacidade) a proposta visa o
crescimento futuro conforme a demanda, assim, o método construtivo adotado foi
o modular por construção metálica.
Todo o programa de necessidades
para o projeto pode ser atendido até 10 anos, conforme a necessidade, e até
mesmo para não impactar com uma grande construção na atual Vila Madalena.
O projeto busca preservar e
apreciar a vista no entorno, com um complexo cercado de vegetação até
mesmo nos pavimentos, trazendo uma
qualidade e conforto, além da melhora no micro clima.
E a integração e aproximação entre TRANSPORTE, MORADIA E TRABALHO.
ÁREAS DE INTERVENÇÃO
As áreas escolhidas para a
implantação do Complexo Multifuncional na Vila Madalena SP foram as que se
encontram na via Heitor Penteado, por possuir maior fluxo e assim a aproximação
das pessoas que ali transitam, bem como, a facilidade de acesso de quem vem de
outras regiões.
A área do estacionamento que faz
divisa à Rua Cristóvão de Burgos tem grande potencial para crescimento e ainda
receber em níveis inferiores os subsolos para estacionamento visto que está em
uma cota mais alta em relação à estação do metrô.
O lote do banco do Itaú também
faz parte da proposta, onde será edificado parte com área de convivência e
parte com usos de comércios no térreo e primeiro pavimento, como também,
serviços nos demais pavimentos.
Mais próximo à estação do metrô
temos a Praça Américo Jacomino que tem poucas vegetações e é subutilizada,
assim, a proposta visa requalificá-la e integrá-la aos demais edifícios,
trazendo mais áreas de convivência, áreas comerciais e atendendo o público
frequente da estação e terminal.
O terminal por sua vez, é o
principal agente junto da estação para o desenvolvimento da proposta e a
aproximação do transporte, moradia e trabalho.
PARTIDO ESTRUTURAL E
CONSTRUTIVO
Propondo uma construção que possa
atender a demanda ao longo do tempo, optou-se pela estrutura metálica que é
leve, de rápida execução, evita desperdícios de materiais e pode ser
desconstruída e seu material reaproveitado. Com base em todas estas vantagens,
além da facilidade de transporte e flexibilidade no projeto, na estrutura é
utilizado perfis metálicos e laje de steel deck, com modulação de 10m x 10m e
com vigas de 0,40m para suportar estes vãos.
MATERIAIS
O fechamento é feito com placas
cimentícias na parte externa e interna com dry-waal, sendo os fechamento
voltados para Rua Heitor Penteado com tratamento termo acústico com lã de vidro devido ao ruído dos veículos na via. Outro material utilizado é o vidro para
fachadas das lojas para expor e atrair as pessoas, como nos escritórios para
favorecer as visuais do entorno. Também foi aplicado o brise soleil para
minimizar a irradiação do sol no interior dos espaços.
Nos pisos das áreas externas
comuns são aplicados revestimento com tratamento de fotocatálise, uma tecnologia
que absorve parte das impurezas do ar e por meio de uma reação química, elimina
moléculas que destroem também estas impurezas, tornando o ar mais agradável.
Esta tecnologia já está presente no Brasil por meio de revestimentos.
Segue abaixo as peças gráficas que compõem o projeto, implantação, plantas dos pavimentos, cortes e elevações:
PLANTA PAV. TÉRREO - TERMINAL DE ÔNIBUS | PLANTA TIPO SUBSOLO 1 E 2
IMPLANTAÇÃO PAV. TÉRREO E COBERTURA TERMINAL
PLANTAS DO PRIMEIRO PAVIMENTO
PLANTAS TIPO
PLANTAS DE COBERTURA
CORTES A-A | B-B | C-C
ELEVAÇÕES
PERSPECTIVA
APRESENTAÇÃO FINAL
Assim se encerra mais uma etapa, com muitos desafios, superação e um grande aprendizado.
Agradeço imensamente a Equipe Arqfly, que juntos possamos “voar” sempre mais! E a orientadora Fernanda Lemes por todo apoio, motivação e orientação ao longo do semestre.
Obrigada!
Camila Ferreira
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