Projeto 3


Olá pessoal!!

Estarei apresentando a seguir o desenvolvimento da minha proposta para o Complexo Multifuncional – Vila Madalena, SP.

CONCEITO
O projeto propõe a racionalização da construção para promover no espaço com potencial de crescimento a integração das áreas e setores, a fim de proporcionar menos deslocamentos diários ao aproximar trabalho, moradia e transporte como meios de transformação urbana.
O agente principal do projeto é o >PEDESTRE< e a qualidade do meio que ele habita, proporcionando mais áreas verdes, diversidade de serviços e comércios.
Com base no Plano Diretor de São Paulo, o projeto conta com a fachada ativa, fruição pública, passeios com 3 e 5 m, a fim de favorecer o pedestre.
Além de conforto sustentável, aplicado no sistema construtivo do projeto e elementos que contribuem para sua manutenção e menos agressão ao meio.


PARTIDO ARQUITETÔNICO
Com base nas análises realizadas do entorno, a proposta visa atender a maior necessidade encontrada que é falta de serviços e comércios, além das áreas verdes e de convivência. Por concluir que o entorno é mais marcante de residências, neste projeto partiu-se de atender a grande demanda das pessoas que ali habitam e transitam, aliando as propostas do plano diretor vigente.
Com o coeficiente de aproveitamento 4 para as áreas de Estruturação e Transformação Urbana (entorno de meios de transporte de média e alta capacidade) a proposta visa o crescimento futuro conforme a demanda, assim, o método construtivo adotado foi o modular por construção metálica.
Todo o programa de necessidades para o projeto pode ser atendido até 10 anos, conforme a necessidade, e até mesmo para não impactar com uma grande construção na atual Vila Madalena.
O projeto busca preservar e apreciar a vista no entorno, com um complexo cercado de vegetação até mesmo  nos pavimentos, trazendo uma qualidade e conforto, além da melhora no micro clima.
E a integração e aproximação entre TRANSPORTE, MORADIA E TRABALHO.



ÁREAS DE INTERVENÇÃO
As áreas escolhidas para a implantação do Complexo Multifuncional na Vila Madalena SP foram as que se encontram na via Heitor Penteado, por possuir maior fluxo e assim a aproximação das pessoas que ali transitam, bem como, a facilidade de acesso de quem vem de outras regiões.
A área do estacionamento que faz divisa à Rua Cristóvão de Burgos tem grande potencial para crescimento e ainda receber em níveis inferiores os subsolos para estacionamento visto que está em uma cota mais alta em relação à estação do metrô.
O lote do banco do Itaú também faz parte da proposta, onde será edificado parte com área de convivência e parte com usos de comércios no térreo e primeiro pavimento, como também, serviços nos demais pavimentos.
Mais próximo à estação do metrô temos a Praça Américo Jacomino que tem poucas vegetações e é subutilizada, assim, a proposta visa requalificá-la e integrá-la aos demais edifícios, trazendo mais áreas de convivência, áreas comerciais e atendendo o público frequente da estação e terminal.
O terminal por sua vez, é o principal agente junto da estação para o desenvolvimento da proposta e a aproximação do transporte, moradia e trabalho.



PARTIDO ESTRUTURAL E CONSTRUTIVO
Propondo uma construção que possa atender a demanda ao longo do tempo, optou-se pela estrutura metálica que é leve, de rápida execução, evita desperdícios de materiais e pode ser desconstruída e seu material reaproveitado. Com base em todas estas vantagens, além da facilidade de transporte e flexibilidade no projeto, na estrutura é utilizado perfis metálicos e laje de steel deck, com modulação de 10m x 10m e com vigas de 0,40m para suportar estes vãos.

MATERIAIS
O fechamento é feito com placas cimentícias na parte externa e interna com dry-waal, sendo os fechamento voltados para Rua Heitor Penteado com tratamento termo acústico com lã de vidro devido  ao ruído dos veículos na via. Outro material utilizado é o vidro para fachadas das lojas para expor e atrair as pessoas, como nos escritórios para favorecer as visuais do entorno. Também foi aplicado o brise soleil para minimizar a irradiação do sol no interior dos espaços.
Nos pisos das áreas externas comuns são aplicados revestimento com tratamento de fotocatálise, uma tecnologia que absorve parte das impurezas do ar e por meio de uma reação química, elimina moléculas que destroem também estas impurezas, tornando o ar mais agradável. Esta tecnologia já está presente no Brasil por meio de revestimentos.
















Segue abaixo as peças gráficas que compõem o projeto, implantação, plantas dos pavimentos, cortes e elevações:

PLANTA PAV. TÉRREO - TERMINAL DE ÔNIBUS | PLANTA TIPO SUBSOLO 1 E 2

IMPLANTAÇÃO PAV. TÉRREO E COBERTURA TERMINAL


PLANTAS DO PRIMEIRO PAVIMENTO














PLANTAS  TIPO















PLANTAS DE COBERTURA














CORTES A-A | B-B | C-C















ELEVAÇÕES
















PERSPECTIVA


APRESENTAÇÃO FINAL 



Assim se encerra mais uma etapa, com muitos desafios, superação e um grande aprendizado.
Agradeço imensamente a Equipe Arqfly, que juntos possamos “voar” sempre mais! E a orientadora Fernanda Lemes por todo apoio, motivação e orientação ao longo do semestre.

Obrigada!
Camila Ferreira

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