domingo, 11 de dezembro de 2016

Aprenda a fazer um cronograma criativo!

Olá pessoal!
Neste post quero trazer uma inspiração para vocês fazerem o próprio cronograma de vocês! E mostrar que é possível fazer algo simples e criativo!! Decidi fazer este post também pois houve um comentário no blog da Miriam de alguém que queria que disponibilizássemos nosso cronograma para download! Então bora lá! Fique atento a essas dicas incríveis!


#DICA1: Paleta de cores

Na primeira etapa do nosso projeto, umas das diretrizes que definimos foi a paleta de cores, parece bobeira, mas não é! Pois a paleta de cores traz identidade visual ao nosso trabalho e garante credibilidade na nossa produção! Você pode simplesmente pesquisar no Google Imagens uma paleta de cores que mais lhe agrade, como nós do Arqfly fizemos, ou também criar uma paleta personalizada! Existe um site muito incrível que eu super recomendo que é o Coolors onde você mesmo vai escolhendo as cores para sua paleta! Essa paleta irá definir as cores do seu cronograma e do layout de todo o projeto, nas pranchas, no blog, etc.

Paleta de cores definida pelo Arqfly:


#DICA2: Busque inspirações!

Com certeza vocês devem conhecer um site chamado Pinterest, não é mesmo!? Se você não conhece, então abre agora uma nova guia e acesse!! Lá você encontra de tudo!! Inspirações lindas e incríveis pro seu cronograma! Dá só uma olhada nas imagens que a nossa equipe achou!



#DICA3: Faça testes!

Antes de sair fazendo o cronograma primeiro pensamos no seu formato e o que iria conter nele. Decidimos fazer como se fosse uma "linha de chegada" onde iríamos passando as datas até chegar na entrega, então fizemos retangular e horizontal, mas é claro que isso é muito subjetivo, pois você pode fazer redondo, triangular, diagonal, vertical... Enfim! Use sua criatividade e faça vários ensaios!


#DICA4: Use o programa adequado!

Existem vários programas para fazer cronogramas, pranchas, etc... Para fazer projetos de arquitetura e deixar com cara de "prancha de concurso top" HAHAH... Pois é, o mais utilizado é o CorelDraw, Photoshop entre outros softwares profissionais. Mas e se o aluno não tem esses programas?? Ou simplesmente não tem domínio o suficiente para mexer neles? Como faz? E pensando nisso quero dar essa dica super incrível de 2 programas do Office que você com certeza deve ter no seu computador e que vai deixar sua prancha tão linda quanto se tivesse feito no Corel.


O primeiro programa do Office que quero mencionar é o Power Point! Quem diria não? Esse mesmo que você faz apresentação de slides! Esse software tem me impressionado a cada semestre, pois todas as pranchas que já fiz foi através dele! E ele funciona muito bem! Dá pra fazer um Cronograma digno de "Pinterest"! E não é difícil de manuseá-lo! Basta ir descobrindo as ferramentas e criando sem medo de ser feliz! HAHAHA

O outro também do pacote Office, que nossa integrante Camila descobriu recentemente é o Publisher, que segue quase as mesmas configurações do Power Point e é muito parecido com o CorelDraw.

Então "se não tem cão, caça com gato!", eu vejo muitos alunos de "mimimi" dizendo que não faz pranchas bonitas, cronogramas criativos porque não tem programas profissionais, mas uma coisa que aprendi é que quem é bom no que faz, é bom com o que tem! E como dizia Lina B. Bard - "Não é preciso muito para ser muito!".

Então vamos lá, deixa de preguiça e use a criatividade, comece a descobrir as ferramentas que você tem no seu computador e arrase nos projetos!{♥}


#DICA5: Interaja com seu cronograma!

Algo que torna seu cronograma mais dinâmico é quando você pode interagir com ele, no nosso caso colocamos ímãs de geladeira atrás do banner, onde enquanto as datas iam passando era possível ir acompanhando o caminho percorrido. Você pode entender melhor como funciona assistindo ao vídeo da primeira etapa AQUI.



Então é isso arquitetos ou futuros arquitetos! {♥}
Espero que as nossas dicas tenham ajudado vocês!

Deixarei o link do nosso cronograma para download abaixo:


Até a próxima!
 Gabriela Almeida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário